Vídeo: Hospital Okhmatdyt alvo de ataque com mísseis russos Kh-101. Foto e vídeo: Telegram t.me/operativnoZSU
O hospital infantil Okhmatdyt, o maior da Ucrânia, foi atingido propositalmente por um míssil de cruzeiro Kh-101 lançado pela Rússia. A SBU, o serviço de segurança ucraniano, encontrou os destroços do míssil no local e classificou o ataque como crime de guerra.
+ Clique aqui para ver o vídeo
Vídeos gravados por testemunhas no momento do impacto refutam as alegações russas de que o hospital foi atingido por erro da defesa aérea ucraniana.
O míssil Kh-101 é programado para realizar um “deslizamento” antes de atingir o alvo, aumentando o ângulo de ataque. No vídeo, não há sinais de fumaça ou queima, indicando que o míssil estava operando conforme planejado e não foi interceptado pelas defesas antiaéreas, atingindo precisamente o seu alvo.
O ataque é parte de uma estratégia mais ampla que autoridades ucranianas dizem ter como alvo civis. Andriy Yermak, chefe do gabinete do presidente ucraniano, compartilhou uma imagem nas redes sociais mostrando um míssil russo momentos antes de atingir o hospital, identificando-o como um míssil de cruzeiro Kh-101. Ele condenou o ataque como deliberado, afirmando: “Eles atacaram as crianças propositalmente hoje.”
Nos ataques aéreos realizados ontem pela Rússia em várias cidades ucranianas, a contagem final de vítimas é de 37 mortos, incluindo 3 crianças, e 170 feridos. Mais de 100 instalações e infraestruturas foram atingidas, incluindo o hospital Okhmatdyt, que sofreu graves danos devido ao impacto do míssil.
+ Clique aqui e veja mais vídeos sobre a invasão Russa da Ucrânia
O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy prometeu retaliação.
“Hospital Infantil Okhmatdyt em Kiev. Um dos hospitais INFANTIS mais importantes não só na Ucrânia, mas também na Europa. Okhmatdyt tem salvado e restaurado a saúde de milhares de crianças. Agora que o hospital foi danificado por um ataque russo, há pessoas sob os escombros, e o número exato de vítimas ainda é desconhecido.
Agora mesmo, todos estão ajudando a limpar os escombros – médicos e pessoas comuns. A Rússia não pode alegar ignorância sobre para onde seus mísseis estão voando e deve ser responsabilizada integralmente por todos os seus crimes. Contra pessoas, contra crianças, contra a humanidade em geral. É muito importante que o mundo não fique em silêncio sobre isso agora, e que todos vejam o que a Rússia é e o que está fazendo.”
O ataque ao hospital Okhmatdyt, o pior em Kiev desde o início da invasão da Rússia em fevereiro de 2022, deixou cinco mortos e pelo menos quatro feridos, de acordo com o Ministro do Interior Ihor Klymenko. As operações de resgate estão em andamento enquanto centenas de trabalhadores vasculham os escombros em busca de sobreviventes. O Ministro da Saúde Viktor Liashko confirmou a cena caótica: “Estamos extraindo quem pudermos. Não sabemos o número de pessoas presas lá.”
Okhmatdyt Children’s Hospital in Kyiv. One of the most important CHILDREN’S hospitals not only in Ukraine, but also in Europe. Okhmatdyt has been saving and restoring the health of thousands of children.
Now that the hospital has been damaged by a Russian strike, there are… pic.twitter.com/TmRlUmSBri
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) July 8, 2024
Foto e vídeo: Telegram t.me/operativnoZSU. Fonte: ukdefencejournal Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.